Siga-nos

RETROSPECTIVA DOS EVENTOS/AÇÕES/PROJETOS QUE A COORDENADORIA PARA A MULHER FOI PARCEIRA OU CONVIDADA.

 JANEIRO

Nesse mês em relação as rodas de conversa iniciamos em fazendo alusão ao “Janeiro Branco” na comunidade da Vila Belo Vale (km 16) em direção a Itupiranga. Ação em parceria com o Grupo de Mulheres do Arco-íris da Justiça: Diálogo com as mulheres da região sobre o cuidado para com a saúde mental, sobre a importância das políticas públicas frente a isso e sobre as emoções e dinâmica com abordagem e compartilhamento dos projetos de vida. 


MARÇO

Teve reunião no auditório do MPPA de Marabá para alinhamento da execução do projeto “Conscientizar”. Com a pauta últimas definições e fechamento quanto às equipes, locais e horários de execução. Bem como, apresentação do material teórico, recebimento de alterações ou inserções de tópicos não abarcados. A partir do conhecimento do material, a equipe técnica avaliou que precisará ter uma abordagem diferenciada, já que os slides são mais teóricos.

No dia 08/03 – Stand para acolhimento e orientações – no evento 8 de março: Dia Internacional da Mulher- Organização do COMDIM.

As programações pela manhã foram: Música e mesa com autoridades como: Sra.Walquiria Alves – Ouvidoria da SEJUDH e Conselheira Nacional de Saúde representantes dos serviços, das lideranças femininas da Sociedade civil e atividades.

A tarde: Momento cultural. Roda de conversa com a Dra. Francisca Paula (Promotora de Justiça) e Dr. Alysson Castro - Defensor Público.

Às 18:00 as maravilhosas do pedal entraram em cena. 

Na música as cantoras: 

  • Nilva Burjack;
  • Jeania;
  • Jhuliane Lima;
  • Rosana Mourão;
  • Missionária Luana Sarah.

Na dança contamos com: 

  • Dance Progressiva Polo MARGARIDAS com o prof. Daniel;
  • Grupo de Carimbó;
  • Zumba Dani Lopes;
  • Zumba da Pancadão;
  • Zumba projeto decolar Cirley;
  • Zumba SEMEL.

E nas exposições tivemos:

  • Feira do por do sol;
  • Espaço Chita chic Inspire: moda com história;
  • Sessão de Designer de Sobrancelhas;
  • Empreendedora Cartão de Todos;
  • Exposição de artes feitas a mão da Frank (Mary Kay);
  • Arpileiras do MAB;
  • Grupo de Mulheres ACIM;
  • Mulheres de lenços;
  • Espaço Saúde da Mulher;
  • Povos Indígenas;
  • Venezuelanas(os);
  • MST. 

E como palestrante a Dra. Paula Gama (Promotora de justiça);

Sílvia da Associação Girassol;

Empreendedorismo: Derace da SEASPAC;

E o acolhimento foi disponível o dia todo.  

No dia 09/03- Audiência pública sobre violência Obstétrica – Semana da Mulher Marabá.

No dia 15 de março – Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher, que teve início do dia 14 a 10 de março de 2022 idealizador: Ministério Público do Pará.

Foram realizadas palestras em quatro escolas do município, as quais fazem parte do Projeto Conscientizar: a melhor forma de prevenir, idealizado pelo Ministério Público e executado por toda a rede de enfrentamento a violência contra a mulher no decorrer dos dias 14 e 18.

Com parcerias: Do Ministério Público do Pará e Coordenadoria da Mulher.

Nosso público-alvo foram: Crianças e adolescentes.

Nas seguintes escolas públicas: Escola São Félix, Escola José Alves de Carvalho, Escola Jonatas Pontes Athias e Escola Evandro Viana com o total de 176 participantes alcançados.

O órgão idealizador foi Ministério Público do Pará, com a legislação e documentos abordados foram: Lei Maria da Penha, Lei 14.164/2021 (institui a semana escolar), CEDAW e Convenção de Belém.

No dia 18/03 – Estivemos presentes na Ação em Alusão ao dia da mulher (oito de março), realizadas pela Associação do Bairro Tiradentes na praça do Núcleo Morada Nova. 

Dia 25/03 a roda de conversa foi sobre Violência doméstica e familiar contra a mulher no Abrigo dos indígenas venezuelanos, etnia Warao em parceria com a Coordenadora da referida instituição Adriana e COMDIM. O tema abordado foi: Violência doméstica e familiar contra a mulher: Impactos na vida da mulher, o público alvo foi homens e mulheres do abrigo para Indígenas Venezuelanos com 8 (oito) participantes.

Órgão idealizador foram os seguintes: Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher. Com a legislação Lei 14.623/2014, Lei Maria da Penha e os documentos

Política Nacional de Enfrentamento a violência contra a mulher com o eixo: prevenção, foram abordados.

Nos dias 28 e 29/03 aconteceu a capacitação pelo Conselho Estadual de Assistência Social no Plenarinho da Câmara Municipal de Marabá.

ABRIL

No mês de abril iniciamos com a capacitação técnica pela DIPREV da secretaria de Segurança Pública do Pará (SEGUP) no dia 26/04 que ocorreu no auditório do Comando de Policiamento Regional (CRP) – Folha 30, Quadra especial, lote especial, tendo como pauta a capacitação de profissionais sobre violência contra a mulher. Como participante esteve presente a rede de atendimento. Com os seguintes encaminhamentos Informes sobre o trabalho desenvolvido pela DIPREV, implementação do programa PROMULHER que chegará a Marabá, conhecimentos acerca da violência, bem como diálogo entre os atores da Rede de Atendimento e dinâmica envolvendo ‘estudo de casos’.  

MAIO

No primeiro dia de maio participamos de uma caminhada Organizada pelo Instituto Familiar de Marabá – Cirléia- Na praça da prefeitura, a pauta foi a Manifestação a favor do respeito pela vida de todas as mulheres. Os órgãos participantes foram: Órgãos da Rede de Atendimento e sociedade civil (Rede de enfrentamento). Reafirmação do apoio da Coordenadoria para mulher de Marabá junto aos Movimentos sociais.

Dia 07/05 A palestra do dia família na escola ocorreu na Escola Judith Gomes Leitão, no bairro: Marabá pioneira.

Dia 11/05 – Aconteceu a Ação do projeto ENTRE ELAS na escola E.E.E.M Dr. Inácio de Sousa Moita – Localizada no Km 07 (Organizada pelo governo do Pará) em parceria com a SEASPAC e movimentos sociais. A pauta voltada para prestar assistência e atendimento às mulheres marabaenses. Os participantes presentes foram: O governo do Pará (Fundação PARAPAZ) - Órgãos da Rede de Atendimento e sociedade civil (Rede de enfrentamento). Os encaminhamentos foram os seguintes: Emissão de documentos, realização de roda de conversa para apoio emocional e informar a respeito dos direitos das mulheres e necessidade de maior diálogo entre Estado e município

Entrevista concedida à estudantes de psicologia da UNAMA no dia 16/05 abordando sobre a atuação da psicologia junto às mulheres em situação de violência para a disciplina de ciências e profissão.

Participamos no 1º Seminário Municipal de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes – Convite via Ofício Circular Nº 02/2022 – Diretoria Técnica/SEASPAC. Que ocorreu no dia 19/05 pela manhã e tarde e no dia 20/05 pela manhã no Plenário da Câmara Municipal de Marabá.

No dia 25/05 houve a articulação para a realização da roda de conversa com os indígenas (WARAO) homens sobre saúde mental. Iniciativa: Adriana Silva (Coordenadora do departamento de imigração) da SEASPAC. Oficio convite realizado ao psicólogo Odemir e o CAPS logo no dia seguinte após a articulação ocorreu a roda de conversa, no engenho novo no núcleo Nova Marabá. (Área de lazer) como participantes estavam as indígenas Warao (Mulheres e crianças) com o total de sete (7) pessoas presentes. Tivemos dinâmica de apresentação de integração

A dinâmica foi da seguinte forma: Iniciamos com a confecção de crachás e troca entre as participantes: cada uma pegou a que mais lhe chamou a atenção – a partir disso as integrantes se apresentaram e falaram sobre como o que desenharam refletem as suas vidas. O objetivo foi promover a integração e “quebrar gelo”, fazendo com que o diálogo entre as mulheres e a identidade das mesmas fossem fortalecidas. Os materiais utilizados foram: Canetinhas coloridas, crachás, tesoura e fitas. 
Tivemos ainda o encontro de gestoras em Belém e demais instituições para articular sobre a implantação da 3º vara especializada da violência doméstica e familiar contra a mulher em Marabá. Tendo como responsável a coordenadora Júlia Rosa.

JUNHO

No dia 13/06 – Tivemos capacitação online como pauta tivemos o Curso Nacional de Sáude Mental e Atenção Psicossocial na COVID- 19: Reconstrução pós-desastre e emergências em saúde pública. O órgão organizador foi: Fiocruz.

AGOSTO

Neste mês o foco foi no cumprimento da Programação Agosto Lilás. Considerando a campanha de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher, visou-se dialogar e promover conhecimento sobre essa complexa problemática.

Formos participantes na comemoração dos 16 anos da Lei Maria da Penha na Associação ‘Arco-íris da Justiça`.


Tivemos pedal em alusão ao agosto lilás, com a organização feita pelo Instituto Familiar de Marabá. – IFM como representante Cirléia Alves.

Dia 17/08 tivemos parceria junto ao Projeto “Lei Maria da Penha em Miúdos Câmara Municipal de Marabá” de Autoria da Escola do Legislativo de Marabá. 


Pela manhã fizemos a roda de conversa na APAE alusiva a campanha Agosto Lilás nos horários da manhã e tarde com o tema: “Mitos e verdades relacionados a violência contra a mulher”

Palestramos na AMMA com o objetivo de fortalecer a campanha Agosto Lilás no endereço: Núcleo da Nova Marabá.

Realizamos a roda de conversa “Agosto lilás: A violência contra a mulher é crime”. O convite foi feito pela Faculdade de Ciências Médicas do Pará – FACIMPA -Marabá


SETEMBRO

No início desse mês realizamos palestra dialogada Alusiva a Campanha Setembro Amarelo com definição, fatores de risco, como apoiar alguém que apresenta sinais e como lidar com o luto pelo suicídio (manejo junto aos sobreviventes) – LOCAL e ORGANIZAÇÃO: UBS Enfermeira Zezinha. 


Apoiamos o evento “Entre elas” promovido pelo CRAM/Marabá. Com o objetivo de reunir usuárias do sistema do SUS a fim de informar sobre os direitos e programas aos quais as mesmas podem ter acesso.

No dia 19/10 – Aconteceu uma palestra sobre os Direitos da mulher, orientações e materiais sobre a temática e onde buscar apoio, na ação “Outubro Rosa, abrace essa causa você também” a convite da Instituição Organizadora: Obra Kolping do Brasil – Santa Paula.


No dia 27/10 – Apoiamos à ação alusiva à Campanha Outubro Rosa, no CRAS Amapá com a distribuição de material informativo acerca da violência de gênero, bem como diálogo com as pessoas presentes. Neste mesmo dia recebemos a visita institucional da Coordenadora Estadual de Políticas Públicas para as mulheres: Márcia Jorge. Na Coordenadoria Especial de Políticas públicas para a Mulher.


NOVEMBRO

No dia 16/11 deste mês houve a abertura a campanha: 16 dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher – I Encontro de Meninas estudantes de Marabá com Regina Célia na Plenária da Câmara Municipal de Marabá tendo os seguintes parceiros: VALE, IMP, SEMED, SEASPAC, SEDUC, Casa da Cultura com o objetivo de buscar conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres em todo o mundo.

Dia 18/11 – Houve a formação para a Rede de Enfrentamento à violência contra a mulher de Marabá com o tema: Consciência, Ativismo e Estratégia de Políticas Públicas para meninas e mulheres com a formadora: Regina Célia (Instituto Maria da Penha) no dia e horário que ocorreu o evento foi: 18 de novembro de 2022 - 08 às 12h e 14 às 18h no auditório do Plenarinho da Câmara Municipal de Marabá.

Ao final do mês realizamos palestra do dia Mundial de Combate à AIDS no auditório da SEASPAC com o tema: O índice de ISTs entre a população marabaenses, especialmente as mulheres – prevenção e tratamento tendo como parceiro o CTA.


DEZEMBRO

Na primeira semana do mês houve o encerramento da campanha laço branco com organização da Patrulha Maria da Penha.

E também participamos com ouvinte do webinário MASCULINIDADES E NÃO VIOLÊNCIA: UMA PERSPECTIVA DOS GRUPOS REFLEXIVOS PARA HOMENS AUTORES DE VIOLÊNCIA”. Na modalidade online


Redação: Psicóloga. Deborah Roncheti; Assistente Social. Maria Aparecida Costa, Estagiária. Jacirene Santos.

Comentários

Postagens mais visitadas